Imagine usar a infraestrutura AWS no seu datacenter por meio do Outposts, mas com o gerenciamento e ferramentas de virtualização da VMware? Com o VMware Cloud On AWS Outpost é possível ter uma experiência verdadeiramente híbrida, com consistência e segurança garantidas pela AWS e VMware, tanto no local quanto na nuvem.
Sim! Lançar mão da infraestrutura Amazon Web Services – AWS no seu datacenter, por meio do Outposts, com gerenciamento e ferramentas de virtualização da VMware, é totalmente possível e há parceiros de confiança no Brasil para te ajudar nessa demanda. Com o VMware Cloud On AWS Outpost sua empresa pode ter uma experiência verdadeiramente híbrida, com consistência e segurança garantidas pela AWS e VMware, tanto no local quanto na nuvem. Como? É isso que vamos explicar neste artigo.
Mas, antes, como temos leitores de diferentes níveis de conhecimento por aqui, vamos falar sobre quem são VMware e AWS e o que é VMware Cloud e AWS Outposts e porque a combinação de ambos significa unir flexibilidade e eficiência – e permitir que companhias mantenham cargas de trabalho locais e, ainda assim, desfrutem da compatibilidade e a interoperabilidade oferecidas pela VMware Cloud.
Talvez você não saiba, mas a VMware cria ferramentas que ajudam a organizar e gerenciar máquinas virtuais em um grande computador físico, o conceito chamado de “virtualização”. Ela permite que muitos “computadores virtuais” operem em um único físico, cada qual funcionando como se fosse uma só máquina. Isso é útil para empresas que têm muitos serviços diferentes e não querem ou não podem investir em tantos PCs.
A Amazon Web Services certamente você conhece, afinal, ela é a plataforma de nuvem mais adotada e abrangente do mundo. E é esta gigante mundial que, por meio da internet, oferta a infraestrutura em nuvem que facilita o emprego das suas cargas de trabalho mais pesadas e faz com que sua empresa não precise investir em máquinas.
Então, quando falamos sobre “VMware Cloud on AWS”, estamos tratando de usar as ferramentas de virtualização da VMware, mas não em uma rede de computadores próprios, mas adotando máquinas da Amazon, ou seja, a nuvem AWS. Assim, é possível ter infinitos “computadores virtuais” trabalhando na nuvem, cada um fazendo coisas diferentes para a sua empresa, e sua equipe de TI irá gerenciar tudo isso usando as ferramentas da VMware.
Dito isso, entenda as possibilidades:
O que é VMware Cloud
VMware Cloud é uma suíte de serviços de nuvem que possibilita que empresas executem aplicações e cargas de trabalho em uma infraestrutura de nuvem. Ela foi projetada para oferecer a flexibilidade e a eficiência da computação em nuvem, mantendo a compatibilidade e a interoperabilidade com a infraestrutura de TI existente de um negócio. Assim é possível estender um data center existente para a nuvem, criar um novo data center virtual, conectar-se a uma rede global de nuvens ou ainda associar todas essas abordagens para criar um ambiente de TI verdadeiramente híbrido.
O que é AWS Outposts
Já o AWS Outposts é um serviço que traz as funcionalidades da Amazon Web Services para o data center local ou a instalação no local de uma empresa. Ele foi projetado para atender negócios que precisam manter algumas de suas cargas regionalmente, devido a requisitos de latência ou regulamentações de residência de dados. Com o AWS Outposts, usa-se os mesmos APIs e ferramentas, o mesmo hardware e funcionalidade AWS, mas em infraestrutura proprietária.
Foi em 2017 que a AWS e a VMware lançaram o VMware Cloud on AWS, um SDDC, sigla para “Software-Defined Data Center”, ou “Data Center Definido por Software”, em português. Nesse modelo, a infraestrutura é virtualizada e entregue como serviço e através de um software específico é possível separar a infraestrutura de hardwares em blocos para uso próprio ou fornecimento dos recursos e capacidades para diversos usuários simultaneamente.
No VMware Cloud on AWS todas as cargas de trabalho eram baseadas em vSphere, para a Nuvem AWS e com acesso otimizado aos serviços nativos da Amazon. Ele fornecia infraestrutura de nuvem dedicada e de locatário único, entregue na infraestrutura bare-metal da AWS de última geração, com base nas mais recentes instâncias de I/O otimizadas para armazenamento do Amazon EC2 e com memória expressa não volátil (NVMe) de baixa latência SSDs baseados.
Contudo, alguns clientes com cargas de trabalho locais, como aplicativos sensíveis à latência em atendimento de necessidades específicas de residência de dados, exigiam processamento de dados local e buscavam usar ferramentas, APIs e conjuntos de habilidades da VMware para integrar perfeitamente as cargas com o restante de seus aplicativos na cloud da AWS.
Por isso, a AWS e a VMware criaram o VMware Cloud on AWS Outposts, um software SDDC de classe empresarial para cargas de trabalho que devem ser hospedadas localmente, unindo a agilidade e a inovação do VMware Cloud em seu próprio data center, uma experiência verdadeiramente híbrida e consistente.
O VMware Cloud on AWS Outposts é executado na infraestrutura da AWS em qualquer local fornecido a nós pelo cliente para oferecer suporte a aplicativos que exigem baixa latência e para acomodar as necessidades locais de processamento e residência de dados, desde que os requisitos de rede sejam atendidos. Com acesso a mais de 200 serviços da AWS, o VMware Cloud on AWS Outposts permite inovar com mais rapidez onde quer que os workloads precisem ser implantados.
Saiba quando usar o VMware Cloud on AWS Outposts
Computação de baixa latência, residência de dados, processamento local, migração e modernização, recuperação de desastres, teste e desenvolvimento. Essas são as principais aplicabilidades do VMware Cloud on AWS Outposts e vamos explicar cada uma delas. Confira!
1- Computação de baixa latência
Sabe quando você clica em algo na internet e demora pra carregar? Esse tempo de resposta é a “latência”. Programas de computador utilizados para demandas estratégicas, urgentes ou que não permitem pausas, como operações automatizadas em fábricas, diagnósticos médicos, ou sistemas educacionais acessados simultaneamente por muitos alunos, não podem esperar, necessitam que tudo aconteça quase que instantaneamente, sem atraso.
Com o VMware Cloud on AWS Outposts é possível atender esse tipo de demanda e rodar os programas com a garantia de que tudo funcionará perfeitamente, pois sua empresa usará os softwares VMware na infraestrutura da AWS, mas em vez de estar em um grande datacenter da plataforma, em algum lugar distante, estará no próprio local de trabalho ou perto dele – e estando tão próximo tudo acontece rápido, quase sem latência, cenário ideal às situações de resposta que mencionamos e que não permitem atrasos.
2- Residência de dados
O VMware Cloud on AWS Outposts reduz consideravelmente o ciclo de aquisição de infraestrutura e permite implantação rápida de instâncias prontas para produção de aplicativos em locais aprovados com alterações mínimas. Isso é fator decisivo para tipos de cargas de trabalho em que, por conta de regras ou contratos, há necessidade desses programas ficarem exatamente onde estão. Isso acontece bastante em áreas como o governo, saúde ou no setor financeiro, pois elas lidam com informações sensíveis e que precisam ser mantidas seguras.
Quando a opção é um serviço de computação em nuvem convencional, não há controle sobre o local exato das máquinas que executam seus programas, elas podem estar em qualquer lugar do mundo. Daí a relevância do VMware Cloud on AWS Outposts, pois este serviço permite ter todos os benefícios da cloud computing, mas tudo fica exatamente onde precisa estar fisicamente, seja em um país específico, estado ou cidade. E o melhor é que você pode começar a usar tudo isso muito rapidamente.
3- Recuperação de desastres
Quando falamos em “recuperação de desastres” no mundo da tecnologia, estamos lidando com algo ruim e repentino, como um incêndio no prédio onde estão os computadores de determinada empresa ou uma invasão hacker em sistemas. Por isso, a importância de se ter um plano de contingência para lidar com possíveis desastres e, assim, manter a empresa rodando mesmo frente a esse tipo de situação. Aqui no Blog tem um artigo bem interessante que explica, por exemplo, como a virtualização pode ajudar na recuperação de desastres.
O “VMware Cloud on AWS” e o “VMware Cloud on AWS Outposts” são serviços facilitam muito a recuperação de desastres, pois possibilitam mover rapidamente cargas de trabalho para a nuvem da AWS ou para o AWS Outposts. Se as informações da sua empresa não podem sair do local onde estão, seja por questões relacionadas a leis ou regras, o caminho é usar o AWS Outposts, pois tudo ficará guardado bem perto de você, mas ainda terá um “plano B” se algo der errado.
4- Processamento de dados locais
Considere o seguinte cenário: uma grande rede de supermercados tem filiais em todo o país e cada uma das suas lojas tem dezenas de câmeras de segurança que estão constantemente captando imagens. E esses vídeos são muito pesados, são terabytes de dados gerados todos os dias. Além disso, há sistemas que estão constantemente monitorando o desempenho da rede: vendas, estoque, funcionários, temperatura das geladeiras, entre outras frentes.
Esse enorme fluxo de informações ajuda a melhorar o desempenho do negócio. Por meio do machine learning (ML), ou aprendizado de máquina, é que se prevê quais produtos vão vender mais, pedidos de estoque são otimizados e é feita a análise daqueles vídeos das câmeras para melhora da segurança nas lojas.
É há aqui um desafio imenso: enviar todos esses dados pela internet para a nuvem da AWS para processamento pode ser um processo lento e até oneroso. E, dependendo da região onde estão as lojas, a conexão pode não ser boa o suficiente para tal tarefa, o que tornaria ainda mais difícil enviá-las à cloud.
É aqui que entra o VMware Cloud on AWS Outposts. Com ele é possível processar todos os materiais diretamente nas lojas, bem próximo do ponto de geração de dados, economizando tempo e dinheiro. Simultaneamente, pode-se usar a nuvem da AWS para data lakes (onde se armazena dados para análise) e treinamento de ML, conseguindo assim o melhor dos dois mundos: processar localmente para economizar tempo e dinheiro, sem deixar de usufruir da nuvem AWS.
5- Migração e modernização
Equipes de TI de grandes companhias de seguros ou administradoras de cartões de crédito têm vários aplicativos (que podem ser baseados na VMware) usados todos os dias pelos seus clientes e/ou colaboradores. Estamos falando de APPs que precisam de acesso rápido, ou seja, baixa latência a servidores e armazenamento de dados que estão fisicamente perto deles. Modernizar tal infraestrutura e levar tudo para a nuvem é outro grande desafio tecnológico, pois se faz necessário deslocar todos os dados para a cloud com a garantia de que funcionarão corretamente – e ainda treinar a equipe em novas ferramentas e processos.
É também nestes casos que o VMware Cloud on AWS Outposts entra em jogo, pois torna o processo de migração e modernização mais confortável, ao mesmo tempo em que dá acesso a uma série de serviços que poderão potencializar a performance dos seus negócios como, por exemplo, aprendizado de máquina da AWS, para analisar os dados de segurados e prever quais são mais propensos a fazer uma reclamação. Ou você pode usar o Amazon S3 para armazenar apólices de seguro e registros de clientes de maneira segura e acessível.
Parceiro de confiança para implantação do VMware Cloud On AWS Outpost
Se a experiência híbrida, com consistência e segurança garantidas pela AWS e VMware, tanto no local quanto na nuvem, é a melhor opção para o seu negócio, a Triple S pode te ajudar. Especializada no desenvolvimento de infraestruturas para ambientes de missão crítica, a Triple S atua no mercado de tecnologia há 23 anos, soma 2.300 projetos, mais de 500 certificações e caminha para se tornar uma das maiores provedoras de serviços gerenciados em território nacional.
Principal associada da VMware no Brasil, a mais antiga no País, a empresa planeja, implementa e sustenta ambientes VMware desde 2002. É reconhecida e premiada pelo fabricante em diversas ocasiões. Em 2021, conquistou o prêmio de melhor parceiro da América Latina de Lifecycle Services, por conquistar e manter clientes pela qualidade de seus serviços.
Além de todo esse know how, a premissa de sempre criar soluções disruptivas e inovadoras, atendendo a necessidade dos clientes de forma eficaz e efetiva, tornou a provedora ‘Partner of the year AWS Enterprise Workloads -VMware’, em setembro de 2022, durante o ‘AWS Summit São Paulo’, na capital paulista.
O “Enterprise Workloads Partner of the Year” é um prêmio concedido pelo desempenho e colaboração excepcionais no fornecimento de soluções AWS, reconhecendo especialmente a qualidade dos trabalhos de implementação de VMWare Cloud on AWS – uma conquista extremamente significativa da Triple S e que reforça, ainda mais, seu compromisso e atuação como parceiro Advanced.
Quer conhecer as soluções e serviços da Triple S? Consulte nosso time de especialistas, chame pelo link de contato ou pelo telefone (11) 2135-8383.