Blog Triple S

Devops: 5 motivos para colocar essa cultura em prática agora!

Conjunto de práticas de engenharia de software que integram desenvolvimento (Dev) e operações (Ops), o DevOps não é tendência há muito tempo, é realidade! Mas nem sempre foi assim.

Em 2017, o conceituado portal de tecnologia global, ZDNET, publicou uma matéria, assinada por Charles McLellan, que falava sobre uma resistência, na época, à cultura DevOps.

Uma pesquisa, realizada no mesmo ano, pela por uma empresa americana, apontava que apesar de amplamente difundido, 20% dos entrevistados não viam o DevOps como estratégico.

Felizmente, o cenário mudou!

Especialistas atribuem o sucesso do DevOps, principalmente, ao fato de agregar desenvolvedores, engenheiros de teste, usuários empresariais, e administradores de sistemas em um fluxo único e contínuo que visa atender às exigências dos clientes.

E mais: quando uma plataforma sai do ar, grupos de DevOps restauram o serviço, em média, 12 vezes mais rápido do que profissionais que usam métodos tradicionais e menos ágeis.

O que é DevOps?

Amplamente utilizado para galgar produtividade, integração de times de Tecnologia da Informação (TI) e aprimorar os processos de construção de softwares, o conceito do DevOps pode ser melhor compreendido se pensarmos nele como uma perfeita combinação de cultura, prática e ferramentas que ampliam a capacidade de uma empresa de compartilhar aplicativos e serviços em altíssima velocidade .  

Não só no Brasil, mas as maiores companhias do mundo vêm, especialmente, nos últimos 10 anos, consolidando a prática DevOps. Resultado: ciclos de desenvolvimentos cada vez mais curtos e eficientes, especialmente quando comparados a processos tradicionais.


Isso porque, com DevOps os desenvolvedores de software e outros profissionais de TI trabalham de forma mais integrada, mitigando, inclusive, erros recorrentes de comunicação, e tornando o processo de construção mais linear.


Estamos falando de um ambiente no qual a arquitetura, o teste e a implantação de software ocorrem com rapidez, frequência e confiabilidade. A atuação conjunta e coordenada dos atores transforma-se em produtos de melhor qualidade, mais confiáveis e com atualizações constantes.

Em resumo, DevOps é sinônimo de colaboração, automatização, integração, entregas contínuas, testes contínuos, monitoração contínua e correção imediata.

Devops: qual a origem dessa cultura?

Para entendermos os fundamentos do DevOps é preciso saber que essa aplicação advém de ideias formuladas pelo estatístico, engenheiro e consultor de gerenciamento, nascido nos EUA, William Edwards Deming (1900-1993).

Seu trabalho na fabricação de produtos e gerenciamento de negócios foi resumido em um conjunto de 14 princípios-chave chamado de Total Quality Management (TQM), ou Gestão Total de Qualidade, modelo que aumenta a consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

Os princípios de Deming foram amplamente creditados por ajudar a inspirar a recuperação econômica do Japão no pós-guerra, e três deles são particularmente relevantes para os processos DevOps:

– Acabar com a dependência da inspeção para alcançar a qualidade e eliminar a necessidade de inspeção em massa, incorporando qualidade ao produto em primeiro lugar.

– Melhorar constantemente e para sempre o sistema de produção e serviço, para, assim,  aperfeiçoar a qualidade e a produtividade e diminuir constantemente os custos.

– Derrubar as barreiras entre os departamentos. Pessoas em pesquisa, design, vendas e produção devem trabalhar em equipe, para prever problemas de produção e uso que possam ser encontrados no produto ou serviço.

Como funciona o DevOps?

Como tratamos no começo deste artigo, quando implementado um modelo de DevOps as equipes de desenvolvimento e operações não ficam mais separadas.

Engenheiros atuam da fase de desenvolvimento e testes à fase de implantação, e operações desenvolvem várias qualificações não limitadas a uma única atividade.

Por vezes, times de controle de qualidade e segurança também podem aumentar sua integração com o desenvolvimento, as operações e todo o ciclo de vida dos aplicativos. 

Essas equipes adotam práticas para automatizar processos que historicamente sempre foram realizados manualmente e eram bem mais demorados. 
E mais: os ganhos de qualidade e agilidade podem dar saltos ainda maiores se containers e microsserviços forem aliados à cultura DevOps. Entenda:

– Arquiteturas de microsserviços facilitam a escalabilidade e agilizam o desenvolvimento de aplicativos, qualificando a inovação e otimizando o tempo de introdução de novos recursos no mercado.

– Trocando em miúdos, o container é autossuficiente em suas funções, permitindo sustentar-se em um único arquivo. E, assim, assegurar que o programa vai funcionar até mesmo em diferentes versões da tecnologia adotada.

Quais são os benefícios do DevOps?

Os benefícios em adotar DevOps são muitos, mas listamos abaixo os principais, segundo a Amazon Web Services (AWS).

# Velocidade  e Entrega rápida

O modelo de DevOps permite que desenvolvedores e operações atinjam excelentes resultados. Por exemplo, os microsserviços e a entrega contínua permitem que as equipes assumam a responsabilidade sobre os serviços e, então, lancem atualizações para eles mais rapidamente. Você também pode aumentar a frequência e o ritmo de lançamentos para poder inovar e melhorar seu produto mais rapidamente.

Quanto mais rápido você puder lançar novos recursos e corrigir erros, maior será a sua agilidade para responder às necessidades dos clientes e criar vantagem competitiva. A integração e a entrega contínuas são práticas que automatizam o processo de lançamento de software, da fase de criação à fase de implantação.

# Confiabilidade

Garanta a qualidade das atualizações de aplicativos e alterações de infraestrutura para que você possa entregar com confiança em um ritmo mais rápido, sem deixar de manter uma experiência positiva para os usuários finais. Use práticas como a integração e a entrega contínuas para testar se cada umas das alterações funciona e é segura. As práticas de monitoramento e registro em log ajudam você a permanecer informado sobre a performance em tempo real.

# Escala

Opere e gerencie processos de infraestrutura e desenvolvimento em escala. A automação e a constância ajudam você a gerenciar sistemas complexos ou dinâmicos com eficiência e risco reduzido. A infraestrutura como código ajuda você a gerenciar seus ambientes de implantação, teste e produção de modo repetido e mais eficiente.

# Colaboração melhorada

As equipes de desenvolvedores e operações colaboram de perto, compartilham muitas responsabilidades e combinam seus fluxos de trabalho. Isso reduz ineficiências e economiza tempo, por exemplo, com períodos de transferência reduzidos entre desenvolvedores e operações, desenvolvimento de código que considera o ambiente em que é executado.

# Segurança

É possível adotar o modelo de DevOps sem sacrificar a segurança usando políticas de conformidade automáticas, controles minuciosos e técnicas de gerenciamento de configuração. Usando a infraestrutura e a política como código, você pode definir e acompanhar a conformidade em escala.

5 Motivos para colocar o DevOps em prática agora!

1- Menos burocracia, mais controle e integração

Como você deve ter percebido até aqui, a metodologia DevOps tem processos simplificados, que facilitam os fluxos de trabalho e permitem que os projetos adaptem-se bem às mudanças. Os times tem maior controle das aplicações desenvolvidas e, consequentemente, aumenta a colaboração entre as atividades.

2- Modernização do TI com custos reduzidos

Implantar DevOps significa também somar inovações tecnologias à organização, sem necessariamente fazer investimentos em equipamentos ou máquinas. Projetos são desenvolvidos com mais facilidade, menos riscos, custos reduzidos e no tempo previsto.

3- Facilidade na aferição de Performance

Com DevOps é mais facilitado o controle e mensuração das tarefas, tais como, tempo médio de cada ação; identificação de entraves ao processo; quantidade de soluções entregues em cada etapa ou por período, entre outros indicadores.

4- Flexibilidade

Outro diferencial do DevOps é poder, por meio da computação em nuvem, combinar soluções que atendam as mudanças da sua empresa e que se encaixam em diferentes modelos e realidades – o que torna possível reduzir ou expandir recursos conforme as necessidades do projeto.

5- Maior segurança

Você opera rapidamente enquanto mantém o controle e preserva a conformidade.

Como escolher um parceiro para implantação de DevOps?

Se você está pensando em implementar DevOps, o melhor caminho é buscar uma Managed Service Provider (MSP), ou seja, empresas de serviços gerenciados – como a Triple S. Com mais de 2.300 projetos executados, 23 anos de mercado e mais de 500 certificações, ela caminha para se tornar uma das maiores do segmento no Brasil.


A Triple S implementa kubernetes para a gestão de containers em multi-ambientes, on-premises com VMware, VMware Cloud on AWS (VMC) e em nuvem nativa, por meio de gerenciamento único e utilizando-se de versões upstream, sem vendor lock-in.

Principal associada da VMware no Brasil, a mais antiga no território nacional, a empresa planeja, implementa e sustenta ambientes VMware há mais de 20 anos. É também reconhecida e premiada pelo fabricante em diversas ocasiões. Em 2021, conquistou o prêmio de melhor parceiro da América Latina de Lifecycle Services, reconhecimento por conquistar e manter clientes pela qualidade de seus serviços.

Como parceira AWS, a Triple S atende o mercado brasileiro como provedora de soluções e serviços gerenciados nas disciplinas de infraestrutura de datacenter, como disponibilidade, continuidade, segurança, escalabilidade, gerenciabilidade, conectividade e governança, AWS IaaS, DevOps, VMware (full stack) e soluções Veeam, bem como terceiros que se interconectam com eles.


Além do DevOps, conta ainda com uma série de soluções e serviços especializados que são executados por um time de profissionais altamente qualificados e experientes. 

Se a sua empresa está em busca de uma provedora de serviços gerenciados de TI com soluções que entregam mais e melhor do que em suas experiências anteriores, está na hora de você conhecer a TripleS.

Entre em contato agora mesmo e conheça as diversas opções de licenciamento, aluguel, consumo e formatos de serviços para que a sua estrutura requer!

(Com informações do portal ZDNet e Blog da Anhanguera e Amazon Web Services – AWS)

Publicado em 9 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Triple S tem como objetivo se tornar uma das maiores empresas de serviços gerenciados do Brasil, agregando alto valor ao seu negócio, entregando mais e melhor, e superando suas expectativas.

Endereço: Av. Lacerda Franco, 1551 – Cambuci, São Paulo – SP, 01536-001
Telefone: (11) 2135-8383
E-mail: contato@triples.com.br