Blog Triple S

Tecnologia e cooperativas de crédito: veja as melhores soluções

Você tem ideia de quantas cooperativas existem no mundo? Dezenas de milhares! Mais precisamente, 3 milhões de cooperativas. Atualmente, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2022, as 300 maiores cooperativas do planeta, juntas, faturam US$ 2,18 bilhões.

As cooperativas de crédito representam 12,18% do mercado financeiro mundial, segundo World Council Of Credit Unions. E os números seguem impressionando: 1 bilhão de cooperados em todo planeta (12% da humanidade) e 280 milhões de empregos (4% da população mundial). 
No Brasil os dados também são robustos. Até dezembro de 2021, somamos 4.880 cooperativas no sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e 18,8 milhões de cooperados, o equivalente a 8% da população nacional. São brasileiras oito das 300 maiores cooperativas do mundo.

Mas se você chegou nesse texto, seja por meio de pesquisa em um buscador ou navegando em nosso Blog, muito provavelmente não foi só para conhecer esses dados do universo das cooperativas.

Certamente, o tema de seu interesse é tecnologia para cooperativas de crédito. Se a resposta é sim, ótimo. Você está na leitura certa.

Afinal, aqui você vai encontrar muita informação sobre as Managed Service Provider (MSP), empresas provedoras de serviços gerenciados, e como elas podem auxiliar cooperativas de crédito por meio da implementação de soluções tecnológicas disruptivas e inovadoras. Entenda os detalhes!

Como funciona o sistema de cooperativa de crédito?

Instituições financeiras tradicionais estão sempre buscando o lucro, seja por meio de tarifas, cobrança de juros, encargos sobre operações ou movimentações. Os clientes não participam das tomadas de decisão em nenhum momento, somente utilizam produtos e/ou serviços e pagam por eles – diferentemente do modelo de cooperação.

Nas cooperativas de crédito ou cooperativas financeiras, como também são conhecidas, o cliente é um associado, ou seja, co-proprietário e beneficiário ao mesmo tempo, que participa da gestão e desfruta do portfólio de serviços. A premissa do modelo é ajuda mútua, afinal, são Financeiras NPOs (Non-profitable Organizations), sem fins lucrativos. 

As principais vantagens de ser associado de uma cooperativa de crédito são:

– Usufruir de taxas de juros menores;
– Isenção de diversas tarifas comumente cobradas por bancos;

– Quando cobradas, tarifas bastante reduzidas;
– Acesso facilitado às linhas de crédito;
– Participação nos resultados.

Se por um lado, as fintechs vêm revolucionando o mercado financeiro mais tradicional, com a introdução de novas tecnologias e soluções inovadoras, as cooperativas de crédito ainda têm “dores” a serem curadas quando o assunto é TI (Tecnologia da Informação). 

Quais são as ‘dores’ tecnológicas das cooperativas de crédito?

A pandemia de coronavírus (COVID-19), além de deixar um rastro perverso na saúde da população, mudou a vida das pessoas, o modelo de negócios de empresas, a forma de nos comunicarmos, entre muitos outros fatores. No cooperativismo não foi diferente.

O distanciamento social trouxe transformações e acelerou investimentos, especialmente em tecnologia. Deflagrou, ainda mais, a importância de se empregar capital em inovação e digitalização.

Era preciso, por exemplo, dar acesso remoto a quem trabalha nas cooperativas para não travar o “andar da carruagem” – a chamada virtualização de desktops e aplicativos.  Soluções sob medida para associados e para o atendimento de demandas internas cresceram ainda mais rapidamente de 2020 pra cá. 

Os recentes aportes do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) são prova de que a adoção de novas tecnologias em cooperativas financeiras vem se intensificando –  e o Sicoob tem sido pioneiro nesse sentido. Criado em 1997, e com mais de 5 milhões de associados, investiu aproximadamente R$ 1 bilhão em inovação nos últimos três anos.

Provedores de serviços gerenciados de TI

Não importa o tamanho da cooperativa de crédito. Todas necessitam, igualmente, de infraestrutura completa de tecnologia para rodar, ambientes estáveis e funcionais, e foi por isso que surgiram as Managed Service Provider (MSP), sigla em inglês para Provedores de Serviços Gerenciados.

Tal modelo de negócio visa a prestação de serviços de TI por meio da terceirização das atividades de gestão da infraestrutura de forma contínua. E, com isso, colaboradores e direção se mantêm mais focados no negócio.
Hoje, entre as tais “dores” tecnológicas das cooperativas de crédito ainda estão: o desenvolvimento de aplicações; APIs para atendimento mobile dos cooperados; migração para nuvem; automação de processos; adequação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); atendimento por chatbots e até mesmo um controle de fraudes por meio de reconhecimento facial/ digital.

A boa notícia: há no mercado excelentes empresas nacionais com expertise e background de soluções mundialmente aprovadas para suprir tais demandas. É o caso da Triple S, uma MSP que caminha para se tornar uma das maiores provedoras de serviços gerenciados do Brasil.

A virtualização de desktops do Sicoob Credicitrus

A Triple S, por recomendação de duas gigantes da tecnologia, Dell (maior empresa de distribuição de computadores nos EUA) e VMware (provedora líder muti-cloud para diferentes apps), foi a escolhida pelo Sicoob Credicitrus (uma das maiores cooperativas financeiras do país), para ampliar as soluções de infraestrutura de desktop virtual (VDI, pela sigla em inglês) – dando maior agilidade às entregas, e dar acesso remoto aos profissionais por meio da virtualização de desktops.

A solução adotada pela Triple S, que transformou as entregas da Credicitrus e reduziu demandas de dias para apenas algumas horas, foi a VMware Horizon, plataforma moderna para execução e fornecimento de apps e desktops virtuais na nuvem híbrida. 

Benefícios do VMware Horizon

Os principais benefícios do VMware Horizon são: simplicidade, segurança, velocidade e escala para o fornecimento de áreas de trabalho e aplicativos virtuais com economia e elasticidade. 

Por fim, os usuários finais do VMware Horizon obtêm um ambiente familiar e personalizado que podem acessar a partir de qualquer número de dispositivos em qualquer lugar da empresa ou de casa. Os administradores ganham controle, eficiência e segurança centralizados, tendo dados de área de trabalho no centro de dados.

Márcio Bailão, coordenador de infraestrutura da Credicitrus, foi um dos executivos que participou do projeto de virtualização encabeçado pela Triple S e, segundo ele, diversos desafios surgiram no caminho, contudo, todos foram solucionados prontamente pela equipe da provedora, independente da complexidade.

Por que escolher a Triple S?

O case de sucesso da Credicitrus não é o único projeto recente da Triple S para o cooperativismo. Há outros em andamento para a Modernização de Aplicações (DevOps), Disaster Recovery e Recuperação de Ransomware.

A Triple S conta ainda com uma série de outras soluções e serviços especializados que são executados por um time de profissionais altamente qualificados e experientes.

Não por acaso, Dell e VMware indicaram a Triple S para atender o desafio da Sicoob Credicitrus. Principal parceira da VMware no Brasil, a mais antiga no território nacional, a empresa planeja, implementa e sustenta ambientes VMware há mais de 20 anos. É também reconhecida e premiada pelo fabricante em diversas ocasiões.


Em 2021, conquistou o prêmio de melhor parceiro da América Latina de Lifecycle Services, reconhecimento por conquistar e manter clientes pela qualidade de seus serviços. São também da Provedora as maiores certificações e o maior número de competências do fabricante.

Se a sua cooperativa de crédito está em busca de uma provedora de serviços gerenciados de TI com soluções que entregam mais e melhor do que em suas experiências anteriores, está na hora de você conhecer a Triple S.

Entre em contato agora mesmo e conheça as diversas opções de licenciamento, aluguel, consumo e formatos de serviços para o que a sua estrutura requer!

(Com informações do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2022, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, World Council Of Credit Unions, Portal Sicoob Credicitrus e VMware)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Triple S tem como objetivo se tornar uma das maiores empresas de serviços gerenciados do Brasil, agregando alto valor ao seu negócio, entregando mais e melhor, e superando suas expectativas.

Endereço: Av. Lacerda Franco, 1551 – Cambuci, São Paulo – SP, 01536-001
Telefone: (11) 2135-8383
E-mail: contato@triples.com.br