Sem categoria

Conheça as suas opções de storage para VMC

A opção pela computação na nuvem é um caminho natural da evolução da tecnologia. Mas, por trás dessa decisão estratégica, está o desafio de as empresas expandirem seu crescimento por meio dos dados, o que leva à necessidade de cada vez mais espaço para armazenamento.

E, claro, não resumimos isso a aumentar a capacidade em terabytes, e sim de prover um local seguro com soluções de gerenciamento que deem total acesso aos dados para explorar o valor contido neles.

É por isso que a VMware apresenta sempre opções de storage para tornar o armazenamento de dados mais flexível, econômico e efetivo. A Triple S, que integra essa tecnologia em diversos projetos, vai mostrar para você essas opções. 

Opções de Armazenamento para o VMC

O VMware Cloud on AWS é uma solução de nuvem híbrida que combina a plataforma líder em virtualização de servidores, VMware, com a infraestrutura de nuvem pública da Amazon Web Services (AWS). 

Essa solução, criada em parceria entre os times de engenharia, oferece uma maneira rápida e fácil para as empresas estenderem suas cargas de trabalho baseadas em VMware para a nuvem pública da AWS, mantendo a consistência e compatibilidade com sua infraestrutura on-premises.

Com o VMware Cloud on AWS, as empresas podem aproveitar os recursos e serviços da AWS, como escalabilidade, alta disponibilidade e segurança, para executar e gerenciar seus aplicativos e dados de maneira mais eficiente e flexível. Além disso, a solução permite a migração de cargas de trabalho entre ambientes on-premises e na nuvem sem a necessidade de reescrever ou reconfigurar aplicativos, proporcionando uma transição suave para a nuvem pública.

Muitas opções com o portfólio da VMware

O VMware Cloud na AWS se beneficia de toda a pilha de soluções de virtualização da VMware, como o vSphere ESXi para computação, o NSX para redes e o vSAN para armazenamento. 

O uso do vSAN permite que seus clientes expandam ou contraiam seus clusters SDDC conforme necessário. Porém, como em qualquer serviço gerenciado, a manipulação física para a expansão ou contração de componentes de armazenamento de forma individual não está disponível nativamente no VMC. 

Neste caso, clientes que exigem um armazenamento adicional, devem ajustar o tamanho do cluster como um todo para equilibrar os recursos. Embora o número de hosts necessários para suportar uma carga de trabalho específica seja determinado pela CPU, memória ou armazenamento, a diferença entre estes três recursos geralmente é alocada dentro de um dos dois modelos de instância disponíveis atualmente e, na maioria das vezes, atende bem. 

Este não é o caso quando os requisitos de armazenamento excedem drasticamente a quantidade de instâncias necessárias para computação e memória. Este desequilíbrio causa um aumento na quantidade de instâncias que pode afetar diretamente o TCO de um projeto.

Fonte das imagens: https://blogs.vmware.com/cloud/2022/08/30/external-storage-within-vmware-cloud-on-aws/

Storage para máquinas virtuais

Na AWS existem diversas opções para entregar armazenamento para as instâncias EC2 diretamente e, consequentemente, para as máquinas virtuais hospedadas, mas vamos falar sobre como entregar armazenamento extra como um Datastore dentro do SDDC do VMC. 

Entregar disco diretamente para o cluster ao invés de entregar disco para as máquinas virtuais hospedadas tem um enorme benefício, uma vez que o disco da máquina virtual continua sendo um arquivo portável com a máquina ao invés de ser desacoplado dela.

Diagrama, Desenho técnico

Descrição gerada automaticamente

Estão disponíveis atualmente duas opções:

  • VMware Cloud Flex Storage

O VMware Cloud Flex Storage é uma solução de armazenamento de dados, criada pela VMware com tecnologia própria e sobre os recursos da AWS, que permite alocar capacidade de armazenamento na nuvem em um modelo de pagamento conforme o uso. 

O VMware Cloud Flex Storage é expansível e oferece recursos de armazenamento de blocos diretamente para os hosts do VMC. Com essa solução, é possível aumentar ou diminuir a capacidade de acordo com as necessidades do cliente, sem a necessidade de fazer grandes investimentos iniciais em instâncias adicionais do VMC. 

O cliente pode adquirir o produto diretamente no console de Cloud Services da VMware e iniciar o consumo a partir de 25 TiB e alcançar 400 TiB por Datastore em incrementos de, no mínimo, 1 TiB. 

O VMC suporta atualmente até 4 Datastores externos, porém em sua versão atual o SDDC pode ser conectado à somente um Datastore de até 400 TiB, o que garante uma escalabilidade de mais de 20 vezes o valor disponibilizado por um único nó da família i4i.metal.

  • Amazon FSx for NetApp ONTAP

O Amazon FSx for NetApp ONTAP é um serviço de armazenamento de dados gerenciado que oferece um armazenamento altamente disponível, seguro e escalável para cargas de trabalho críticas. Ele é baseado na plataforma NetApp ONTAP, um dos sistemas operacionais de armazenamento mais avançados e confiáveis do mercado. Ele oferece recursos avançados, como snapshots, clonagem de volume e replicação para ajudar a proteger os dados e melhorar a resiliência do sistema.

Com o Amazon FSxN, as empresas podem aproveitar a flexibilidade e a escalabilidade da nuvem da AWS, ao mesmo tempo em que mantêm a compatibilidade e a interoperabilidade com sistemas de armazenamento on-premises.

O cliente pode adquirir diretamente do console AWS e iniciar o consumo a partir de 1 TiB e alcançar até 196 TiB de capacidade por FileSystem, em incrementos de, no mínimo, 10% do tamanho existente.

Ambos permitem disponibilidade em múltiplas zonas e resiliência dos dados através do próprio FileSystem. O VMware Cloud Flex Storage foi desenvolvido pela VMware para os serviços da VMware Cloud como o VMware Cloud Disaster Recovery e VMware Cloud on AWS com performance suficiente para rodar diversos tipos de cargas de trabalho e suportar exigentes níveis de sequenciamento de subida de máquinas virtuais quando em caso de desastre com o VCDR.

Já o Amazon FSx for NetApp ONTAP é um sistema reconhecido no mercado por sua confiabilidade e permite cenários de zona única de disponibilidade que aumenta ainda mais a economia em casos em que a disponibilidade entre zonas da AWS não é relevante.

Ambas as opções já estão disponíveis a partir da versão do SDDC 1.20, lançada no final de 2022. 

Para saber mais sobre o VMC, VCDR ou sobre as opções de armazenamento externo caso você já seja um cliente VMC, procure um especialista. A Triple S possui as maiores competências de VMware e avança cada vez mais com a AWS para suportar desde o estudo até a implantação final de sua jornada de migração.

A Triple S tem como objetivo se tornar uma das maiores empresas de serviços gerenciados do Brasil, agregando alto valor ao seu negócio, entregando mais e melhor, e superando suas expectativas.

Endereço: Av. Lacerda Franco, 1551 – Cambuci, São Paulo – SP, 01536-001
Telefone: (11) 2135-8383
E-mail: contato@triples.com.br